Pages

11 dezembro 2015

5 coisas que aprendi - Um slide colaborativo



O final do semestre está aí e o olhar de cansaço dos alunos está aparente. Pensando em trabalhar habilidades integradas na língua inglesa e possibilitar um momento de reflexão em sala de aula, esta foi nossa experiência de ontem.

Busquei inspiração no site de Kieran Donaghy "Film English" e em sua proposta de trabalhar o vídeo de Maria Popova "Seven things I've learned in seven years of reading, writing and living". Criei uma apresentação Google como suporte, adaptando as ideias de Kieran e acrescentando outras atividades que julguei mais apropriadas para meu grupo: alunos universitários fluentes em Inglês.

Além das atividades propostas por Kieran http://film-english.com/2015/02/02/seven-things-i-learned-in-seven-years/, acrescentei duas atividades: uma colaborativa e outra que envolveria uma questão de escolha.

1. ATIVIDADE COLABORATIVA:
Depois de discutirmos sobre o tema, assistirmos ao vídeo e explorarmos o texto do vídeo, propus aos alunos construirmos uma apresentação colaborativa com o Google Presentations em que cada slide seria escrito por um aluno da sala. O tema seria "5 things I've learned since I started university" / "5 coisas que aprendi desde que comecei a universidade". Imaginei que seria interessante ouvir a voz dos alunos e ao mesmo tempo termos uma lembrança de algo construído por todos durante nossa disciplina.

2. ESCOLHA DE UM ARTIGO DO BLOG
A segunda atividade, que infelizmente não foi implementada por falta de tempo (os alunos estão em época de provas finais e não queria sobrecarregá-los ainda mais), seria pedir aos alunos que selecionassem um dos artigos do blog Brain Pickings de Maria Popova para leitura e em seguida, escrever uma mensagem em nosso grupo do Facebook compartilhando a leitura e suas impressões.


Voltando à atividade 1, passo agora a descrever a preparação da atividade. 

Preparação da atividade colaborativa 


No dia anterior à aula, escolhi um modelo de Google Presentation do site SLIDES CARNIVAL. Gosto muito da simplicidade dos modelos de apresentação do Google, no entanto, queria algum "template" que fosse mais visual. Encontrei um que me lembrou das cores do blog de Maria Popova.



Qual a vantagem de selecionar um template para o slide colaborativo?
A grande vantagem é harmonizar a apresentação, deste modo, cada aluno coloca sua contribuição obedecendo a um visual uniforme de cores, fontes e imagens. Esta padronização também poupa muito tempo já que o aluno passa a focar no conteúdo que será colocado em seu slide.

Como utilizar um template pré-definido e preparar a atividade para os alunos?
Assista o tutorial abaixo para aprender o passo-a-passo.



Uma vez preparada a apresentação Google e alterada a configuração para que todos os alunos pudessem editar os slides com facilidade, em sala de aula, compartilhei o link da apresentação e pedi que cada aluno com seu dispositivo móvel (sim, temos wifi bom em nossa sala de aula e praticamente todos os alunos têm um laptop, tablet ou celular para trabalhar online) primeiramente digitasse seu nome em um dos slides. 

DICA: é importante encurtar o link da apresentação para que os alunos possam digitar e encontrar o arquivo com facilidade. Para encurtar utilizei https://goo.gl/


Disse aos alunos que refletissem um pouco sobre o que gostariam de escrever. Eles poderiam ser poéticos, sérios, simples, engraçados, como preferissem, contanto que fossem respeitosos com sua linguagem.

Pouco a pouco, os textos em Inglês foram surgindo e cada um foi deixando seu "piece of wisdom" em nossa apresentação conjunta. EU ACHEI MUITO BOM! E você, dá uma olhada, o que achou?

 

Dedico este post aos alunos queridos da RI UFU que têm feito meus dias mais alegres. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário